Governo Lula

No ano de 2002, as eleições presidenciais agitaram o contexto político nacional. Os primeiros problemas que cercavam o governo FHC abriram brechas para que Lula chegasse ao poder com a promessa de dar um outro rumo à política brasileira.O combate à inflação, a ampliação das exportações e a contenção de despesas foram algumas das metas buscadas pelo governo.

Lula, quando assumiu o poder, manteve algumas praticas econômicas de FHC. Manteve os juros altos e elevou as metas do superávit primário. Com isso houve o controle da inflação, aumento a exportação, diminuição da dívida pública, etc.

Apesar da manutençãqo das ideías de FHC tenha ajudado o Brasil, muitos de seu eleitores ficaram desapontados pois até um tempo atrás , Luala criticava. Infelizmente ainda havia concentrsção de renda.

Lula, para ter seus projetos aceitos pelo congresso, foi antiético e ofereceu cargos e ministérios em troca. No governo Lula houve muita corrupção. O Mensalão e o Caixa dois foi um marco da corrupção do governo Lula, mas mesmo com uma CPI investigando o caso, o presidente não foi afetado.

Porém houve muita coisa boa, como o Bolsa família, Universidade para todos e o Luz para todos. Foi reduzida a miséria, e melhora na condição de vida das pessoas pobres.

A redução da taxa de juros fez o consumo interno e a produção interna aumentar no que gerou muitos empregos.  

Segundo Mandato

Lula defendeu que o Brasil devia exportar etanol e biocombustiveis , pois considerava e é considerado ecológico. Porém houve contrários que achavam que com isso prejudicaria o meio ambiente de outras formas.